Guanhães apresenta sugestões para diminuir criminalidade
Integrantes do sistema de defesa pedem mais policiais e viaturas, além de administração da cadeia local pela Suapi.
14/05/2012 - 13:18Mais investimentos para equipamentos das polícias Militar e Civil e a administração da cadeia de Guanhães (Rio Doce) pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) poderiam contribuir para diminuir o número de crimes na região. Os pedidos foram feitos pelos envolvidos com o sistema de defesa na região, durante audiência realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira (14/5/12), na Câmara Municipal de Guanhães.
O requerimento para a audiência foi do deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), que se mostrou preocupado com o aumento da violência na região. Conforme o parlamentar, o efetivo da PM está trabalhando com número de homens inferior ao necessário e a situação dos equipamentos, como viaturas, é precária.
De acordo com o comandante da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Edgard Antônio de Souza, é necessário que a Suapi assuma a cadeia de Guanhães para que alguns policiais sejam liberados para cuidar do policiamento nas ruas do município. Alguns dos militares ficam envolvidos no trabalho na cadeia e não podem circular para fazer rondas no Centro, por exemplo. Além disso, ele indicou a necessidade de dois veículos novos para facilitar o atendimento de ocorrências na área rural, já que alguns dos carros disponíveis têm dificuldades para rodar em estrada de terra.
O juiz titular da 1ª Vara Civil, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Guanhães, Arnoldo Assis Ribeiro Júnior, reforçou o pedido para que a cadeia do município seja administrada pela Suapi e relatou que alguns policiais civis ficam afastados de sua função investigativa porque assumem escolta de presos devido à falta de policiais militares na região. Conforme o delegado, atualmente há 90 presos na cadeia de Guanhães.
Mais envolvimento – De acordo com a delegada regional de Polícia Civil, Ana Paula Passagli da Cruz, a regional de Guanhães é composta de 33 municípios, uma das maiores do Estado. Ela disse que não há apoio por parte da prefeitura para melhorar o atendimento da Polícia Civil e pediu que, além do Executivo municipal, haja envolvimento das comunidades para prevenir a criminalidade.
Em entrevista à TV Assembleia, a delegada informou que o número de furtos nas três cidades da comarca (Guanhães, Dores de Guanhães e Senhora do Porto) mais que dobrou no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com 2011. De acordo com ela, entre janeiro e abril de 2012, foram registrados 114 furtos. Em 2011, foram 54.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), salientou que a participação do poder público e da sociedade civil é fundamental para contribuir para o combater da criminalidade.