Alunos vencedores do concurso de redação visitam a Assembleia

"Eu posso viver da maneira que eu achar correta, posso fazer a minha parte, mas apenas as minhas ações, sozinhas, não...

10/12/2009 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Alunos vencedores do concurso de redação visitam a Assembleia

"Eu posso viver da maneira que eu achar correta, posso fazer a minha parte, mas apenas as minhas ações, sozinhas, não mudarão o Estado ou País. Seria necessário que todos os jovens quisessem construir um futuro melhor, como nossos avós e pais fizeram. Mas parece que aquele sentimento de nacionalismo e união se perdeu em algum lugar. O aniversário da nossa Constituição deveria nos lembrar disso". Esse é um trecho da redação da aluna do 1° ano do ensino médio Fernanda Fortes Lopes, vencedora do concurso de redação 20 anos da Constituição Mineira - Meu futuro eu construo hoje, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Com 15 anos e estudante do Colégio Aplicação Coluni, de Viçosa (Zona da Mata), Fernanda Lopes visitou nesta quinta-feira (10/12/09) a ALMG e foi recebida pelo presidente da comissão julgadora, deputado Lafayette de Andrada (PSDB). Juntamente com os outros alunos premiados, Fernanda Lopes conheceu o Plenário da Assembleia, o trabalho das comissões, os gabinetes dos deputados e o funcionamento da TV e da Rádio Assembleia. A premiação acontece na noite desta quinta-feira (10), às 19 horas, no Chevrolet Hall, e será seguida de show gratuito com Gabriel O Pensador.

Também participaram da visita os classificados em 2° e 3° lugar, respectivamente Paulo Emílio de Paiva Bonillo Fernandes, 17 anos, estudante do 3° ano do ensino médio da Fundação Ana de Melo Azevedo, de Cássia (Sul de Minas); e Marco Antônio Souza Magalhães, 18 anos, estudante do 3° ano do ensino médio do Centro Educacional Católico do Leste de Minas Gerais, de Timóteo (Vale do Aço). Estiveram ainda presentes os homenageados com menção honrosa: Fabrícia Jaques Maia, 16 anos, estudante do 2° ano da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, de Coronel Xavier Chaves (Região Central do Estado); e Mateus Prates Coelho, 17 anos, aluno do 2° ano do Colégio Padrão, de Montes Claros (Norte de Minas); além de professores, diretores das escolas e parentes dos estudantes homenageados.

Participação - O concurso contou com a participação de 647 escolas de todo o Estado, que encaminharam para serem analisadas pela comissão julgadora 1.557 redações. O deputado Lafayette de Andrada destacou que, além de comemorar os 20 anos da Constituição Mineira, o concurso incentivou a participação de jovens de todo o Estado. "O mais importante foi que a Assembleia, através do concurso, promoveu o fortalecimento do exercício da cidadania entre os jovens", disse.

Fernanda Lopes afirmou que o 1° lugar foi uma grande surpresa. "Recebi a notícia do meu pai, que me ligou em casa para contar", contou. Paulo Emílio destacou que o tema foi a grande motivação que o levou a participar do concurso. "Gosto muito de política e de história, e escrever sobre a Constituição Mineira contribuiu para a minha formação", afirmou. Já Marco Antônio contou que foi a primeira vez que escreveu sobre política.

Prêmios serão utilizados para custear os estudos universitários

Os alunos classificados em 1°, 2° e 3º lugares serão premiados com R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, em forma de um plano de previdência destinado a custear os estudos universitários. Além disso, os três receberão um iPod. Já os professores orientadores das redações vencedoras serão premiados com uma câmera digital, e cada uma das escolas recebe um computador portátil e um projetor multimídia.

A comissão julgadora foi formada por três servidores da ALMG e por um representante de cada uma das instituições parceiras: Secretarias de Estado da Educação e de Esporte e Juventude e Tribunal Regional Eleitoral. O concurso teve o objetivo de mostrar aos jovens a importância da promulgação da Constituição Mineira de 1989 e das leis que se seguiram a ela como instrumentos de formação e desenvolvimento do Estado, além estimular o estudante a refletir sobre os direitos conquistados a partir da Constituição e o seu compromisso com o futuro do Estado e da sociedade.

 

 

 

 

 

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